domingo, maio 21, 2006

O homem que quer mexer no Ensino Superior


Luis Marques Mendes afirmou hoje no XXIX, já no final do seu discurso, aquilo que deve ser para o PSD nestes próximos dois anos uma prioridade: a reforma da autonomia dos estabelecimentos do Ensino Superior, defendendo o líder do PSD que está caduco a actual legislação da matéria há quase 20 anos em vigor, urgindo atribuir mais autonomia aos estabelecimentos de Ensino Superior. Anunciou também o Presidente do Partido Social Democrata que apresentará na A.R. um projecto-lei sobre esta matéria.

Que expectativas? Consubstancia esta intenção uma tendência mais ou menos generalizada de finalmente mexer com a Lei de Autonomia existente? E em que termos? O numerus clausus, o estabelecimento de limites de propinas, a questão particular dos politécnicos, o financiamento por resultado de avaliação são tudo questões que se voltam a colocar e que urge debater!

1 Comments:

à s 23 de maio de 2006 às 02:58, Anonymous Anónimo escreveu...

A Lei da Autonomia é prometida mudar praticamente desde que entrou em vigor, ainda na década de 80. E marques mendes tem toda a razão em dizer que está caduca. E muito mais estará quando o processo de Bolonha entrar em vigor no nosso país.
Na verdade, com Bolonha será insustentável termos no Ensino Superior o nível de dependência das instituições de Ensino superior do Estado. São as instituições que sabem o número de alunos que precisam, são elas que sabem o montante de verbas necessário ao seu funcionamento, são elas que devem estabelecer as suas orientações a medio e longo prazo.
Na minha opiniao o Estado não se deve afastar das faculdades, mas também as não deve absorver. É imperativo percebe-lo nos anos que virao.Desta iniciativa do psd só ha por enquanto a saudar a coragem politica.

 

Enviar um comentário

<< Home