sábado, junho 17, 2006

Profundas modificações no Ensino Superior para breve

O Ministro Mariano Gago anunciou ontem na Assembleia da República algumas das medidas estruturais para o Ensino Superior que espera aplicar nos próximos anos lectivos. Destacam-se a obrigatoriedade das Instituições divulgarem os números da empregabilidade dos seus alunos recém-formados; reestruturação (a comunicação social falou mesmo em extinção) dos regimes especiais de ingresso no Ensino Superior; a avaliação internacional das instituições de Ensino Superior a cargo da OCDE; a atribuição de maior autonomia às instituições.

Nesta medida o próximo ano vais er um ano de elevada importância. Se por um lado teremos mais que nunca a realidade Bolonha (concretizada em algumas faculdades e obrigatoriamente a arrancar em outras) por outro teremos a vontade de um Ministro reformista que promete mexer e muito com o Ensino Superior "por dentro".

Teremos de estar, por isso, mais que nunca, preparados e unidos em torno de uma luta, que é a de toda a JS: a de influenciar as decisões políticas em matéria de Ensino Superior e deixar assente o nosso cunho, a nossa marca, a nossa visão dos problemas enquanto jovens socialistas que somos. Nisso o NES tem de ter uma palavra a dizer. A Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa merece!

Para consultar o documento oficial da declaração do Ministro Mariano Gago carrega aqui!