sexta-feira, março 17, 2006

Socialismo de Causas

A luta a que assistimos em França merece a melhor das atenções: Em terras gaulesas, está a sentir-se na pele o aço quente de políticas neoliberais, nada favoráveis.
Gerou-se um sentimento de insegurança. A grande causa é o pacote de medidas laborais que vão além do absurdo: Torna-se possível despedir um jovem trabalhador ao fim de uma semana, por justa causa.
Como reagir?
Que fazer?
Os estudantes fizeram já bastante, mas não fizeram o suficiente. É louvável a sua luta, o seu esforço, mas é desejável que não se quedem por aqui.
Os jovens estudantes socialistas devem estar solidários com esta luta, que é também nossa. Será a questões nacional diferente da Francesa?
Desemprego, miséria, dificuldades, ainda que sejam palavras portuguesas, sentem-se da mesma maneira em todo o mundo.

1 Comments:

à s 27 de março de 2006 às 02:54, Anonymous Anónimo escreveu...

Efectivamente, é problemático o que se passa em Paris.Os estudantes cada vez mais revoltados (vai aumentando a violência todos os dias), um Governo cada vez mais intransigente (Villepin já afirmou e reafirmou que não vltará atrás nas medidas anunciadas referentes ao emprego).

Apressam-se os entendidos a recusar comparar o actual estado de coisas com Maio de 68.E para quem, como eu, não viveu esse ano que tem mais maio de 68 que o significado?O significado da injustiça, da revolta, da luta contra uma política liberal que ignora as mínimas preocupações sociais.É esse simbolismo que importa.

"Assim haveria um Maio de 68 a cada insatisfação popular"...dirão.Nem por isso!Afinal... não é todos os dias que se incendeia o símbolo da sabedoria e da juventude,como é a Sorbonne.Isso merece, mais que tudo, um pouco de reflexão de cada um de nós!

 

Enviar um comentário

<< Home