segunda-feira, outubro 02, 2006

Orçamento de Estado de 2007 reduz financiamento do Ensino Superior

O Orçamento de Estado do próximo ano reduz significativamente (em cerca de 8,3%) o financiamento do Ensino Superior. Se por um lado este financiamento é já por si escasso e acima de tudo muito mal gerido, com reduções deste tipo a situação vai complicar-se e muito.

Este corte equivale a 63 milhões de euros que o Ministério afirma virem a ser compensados pelos 250 milhões afectados à ciência e tecnologia utilizadas pelas academias.
Pura demagogia! Que se faça um investimento estrutural na ciência e tecnologia ninguém discorda e todos apoiamos, agora que isso não aconteça às custas de um Ensino Superior Público de qualidade e justo. Justo para aqueles que o não podem pagar, justo para aqueles que nele ingressaram com justas expectativas. Este investimento em ciência não vai pagar a dificuldade de pagamento a funcionários, não vai pagar o aumento de propinas nem a degradação da qualidade de ensino (como se reflectiu na FDL com a entrada do método C).
Aproveito, no entanto, para deixar algumas notas sobre a luta dos estudantes do Ensino Superior nos últimos anos. É um modelo gasto: vir para a rua fazer barulho cada vez que o Governo faz x ou y não dará nunca (ou melhor, restituirá) a credibilidade da luta dos estudantes. Livro branco é uma palavra gasta, mas talvez seja bem mais útil ao justo esforço dos estudantes na construção de um Ensino Superior melhor ou, pelo menos, na tentativa de impedir a degradação do que temos actualmente.

1 Comments:

à s 2 de outubro de 2006 às 23:01, Blogger RICARDO PITA escreveu...

parece-me um contra senso o governo dizer que se investe na investigação como contrapartida à diminuição da dotação reservada ao ensino superior.as duas situações acontecerem simultaneamente não é compativel.

 

Enviar um comentário

<< Home