quarta-feira, junho 28, 2006

NES elabora Contributo para a discussão da legalização do casamento entre homossexuais em Portugal

Finalmente, ao fim de sucessivos atrasos - de que assumo completamente a responsabilidade, apresentamos o nosso pequeno estudo sobre o casamento entre homossexuais em Portugal. Esperemos que contribua para a discussão deste tema na nossa sociedade, já que a JS tudo indica avançará com a proposta de lei já no próximo ano.

Um obrigado a todos os camaradas que comigo realizaram este trabalaho e a todos aqueles que com ideias e sugestões ajudara a construir este modesto Contributo para a discussão da legalização do casamento entre homossexuais em Portugal.

7 Comments:

à s 28 de junho de 2006 às 15:57, Anonymous Anónimo escreveu...

Parabens por este fantastico trabalho,porque é efectivamente de louvar a entrega de todos os que contribuiram para esta analise...quanto a mim so tenho que vos pedir desculpa pela minha inercia e felicitar-vos pelo comentario, pelo blog assim como por todo o empenho que têm tido em levar a bom porto e com sucesso o nucleo de estudantes socialistas...Força NES

 
à s 28 de junho de 2006 às 18:16, Anonymous Anónimo escreveu...

Parabéns ao nes-fdl e especialmente ao Pedro Silveira. Este é um grande contributo para toda a js. Encontramos-nos na Guarda!!!

 
à s 28 de junho de 2006 às 19:41, Blogger João Correia escreveu...

Vou ler o trabalho com atenção. Mas a ideia em si está muito boa e pode ser um meio de clarificar a posição da JS, no seu todo, quanto à sua posição.

Não tinha conhecimento deste trabalho mas espero que tenha efeitos positivos.
Abraço

 
à s 29 de junho de 2006 às 00:42, Blogger portugalgay escreveu...

Parebéns pelo trabalho realizado, uma mais valia importante para a discussão pública da situação de exclusão em que se encontram os casais do mesmo sexo.

 
à s 29 de junho de 2006 às 10:50, Anonymous Anónimo escreveu...

Acabo de ler o dito estudo (nao muito aprofundadamente porque ja tinha conhecimento de muitos dos dados e doutrina aí referidos), e , sem dúvida, é de louvar o esforço encetado no sentido da adaptação da realidade matrimonial ao aqui e agora. Porém, não posso deixar de referir um outro assunto, não directamente relacionado, mas ainda assim conexo, como é o da transexualidade. Muitas vezes não temos noção disso, mas milhares de pessoas em todo o mundo passam uma vida inteira em penosos processos de alteração de identidade sexual, que incluem longas sessões psicológicas, incansáveis tratamentos hormonais, cirurgias feitas por profissionais que nem sempre têm os conhecimentos necessários e vexantes passagens pelos tribunais no sentido de conseguirem, finalmente... ser quem são. E este é, ainda, um tema tabu na nossa sociedade, cujo desconhecimento fomenta o preconceito de uma forma muitas vezes bloqueante do curso normal da vida quotidiana dessas pessoas, (basta pensar que nenhuma delas fará nada que implique a apresentação do BI, seja algo tão importante como votar, ou tão curriqueiro como levantar uma encomenda nos correios), bem como laboral, social e também familiar e afectiva. É por tudo isto que aqui deixo o meu comentário, à laia de provocação, no sentido de incentivar ao início de um debate e estudo sérios nesta matéria e recordando o recente bom exemplo da vizinha Espanha que aprovou legislação com vista a permitir a alteração do nome dos transexuais, mesmo antes da efectiva alteração do sexo. Um pequeno passo, é certo, mas de extrema importância para todos os que se debatem diariamente com esta realidade.

Congratulações pelo trabalho e votos de continuação do mesmo.

 
à s 29 de junho de 2006 às 19:58, Anonymous Anónimo escreveu...

Excelente trabalho, muito bom mesmo!PARABENS!

 
à s 2 de julho de 2006 às 22:04, Blogger João Gomes escreveu...

Muito, muito bom.

 

Enviar um comentário

<< Home