quarta-feira, junho 21, 2006

O NES não desistirá de lutar




"Quem ainda está vivo nunca diga: nunca.
O que é seguro não é seguro.
As coisas não continuarão a ser como são.
Depois de falarem os dominantes
Falarão os dominados."
(Bertolt Brecht)
Caros camaradas, foi um ano de muita luta e em que o NES/FDL muito fez pela nossa academia e pela JS. Mostramos que é possível existirem núcleos da JS no ensino superior activos e que como disse o nosso secretário-geral têm que trazer a política à faculdade e não devem pôr-se de lado nas lutas académicas, porque a JS como é óbvio tem sempre uma palavra a dizer.
Visto isto, espera-nos mais um ano de muita luta, pela expansão da JS na academia, pelo reforço do NES na mesma e pela democratização da própria associação académica. Por isso não nos vamos abster de lutar e temos que estar unidos, pois depois dos "dominantes", falarão os "dominados".
Saudações Jovem Socialistas!

11 Comments:

à s 21 de junho de 2006 às 17:32, Anonymous Anónimo escreveu...

Louvável o empenho dos estudantes socialistas da F. Direito de Lisboa! Manda o rigor e o respeito que os nomes sejam correctamente transcritos. Assim, e porque o dramaturgo «é» alemão e não francês, o seu nome é BRECHT. (Futuros juristas deverão ser mais cuidadosos.)

 
à s 22 de junho de 2006 às 01:30, Blogger PedroSilveira escreveu...

Caríssimo "Weber"

Antes de mais prezo a tua visita ao blog do NES/FDL. Efectivamente tens razão: o Coordenador do NES/FDL é completamente contra a partidarização da vida associativa. Em vários momentos, publicamente, como foi um exemplo no Encontro Nacional de Estudantes Socialistas, teve oportunidade de o expressar. No entanto se há coisa que ele defende é a liberdade de expressão e de diferentes perspectivas dentro do Núcleo. O João Gomes pode ter uma visão diferente da minha. Não é por isso que a deve deixar de expressar e dar a conhecer aos restantes camaradas.

Ainda assim acredito que aquilo que o meu amigo e camarada João Gomes quis realmente realçar foi sim o espírito de união que o NES tem obrigatoriamente de viver se quiser expandir-se na FDL e na JS. Essa união, na minha visão, não se faz de colagens INSTITUCIONAIS a uma determinada lista à AAFDL. Faz-se construindo um projecto e unindo-nos em redor dele. Um projecto POLÍTICO.

Cada membro do NES será livre de escolher a lista que achar ser a melhor para a FDL. É a minha perspectiva. Se alguém discorda é livre de o afirmar e de o defender, incluindo no veículo oficial de informação que éste blog, porque é para isso é que ele serve.

Julgo, no entanto, não ter sido essa a intenção do João. Tanto ele como eu sabemos a estratégia do actual Secretário Geral da JS para o ensino superior. E ela passa por essa união, não no sentido seguidista desta ou daquela lista mas no sentido dos nucleos de escola estarem organizados e conseguirem levar a política para dentro das faculdades, nomeadamente influenciando através da criação de jovens quadros (não da sua instituição) as decisões da sua Academia.

Devo por fim dizer que estou à tua disposição para qualquer outro esclarecimento.Volta sempre.

 
à s 23 de junho de 2006 às 18:55, Blogger João Gomes escreveu...

weber,

Em primeiro lugar desculpa pelo erro ortográfico que para além de lamentável é mesmo bastante reprovável.

Quanto ao conteúdo do texto é simples, a estratégia da JS para o ensino superior é simplesmente fazer com que os núcleos do ensino superior levem a discussão política para as faculdades. Mas se ouviste o camarada secretário-geral Pedro Nuno na conferência em que esteve na nossa faculdade, o mesmo foi o primeiro a afirmar que a JS não se pode abster das lutas académicas, lembro-me perfeita-me da frase dele: "entre uma lista de esquerda e outra de direita, quero que ganhe a de esquerda e a JS não tem que se colocar de parte nesse projecto".

A minha visão é a mesma, o associativismo também é política e a política, para o bem e para o mal, gira em torno dos partidos, como tal os mesmos têm que ter uma palavra a dizer sobre o rumo das academias onde têm militantes e têm intervenção política como é o caso da nossa faculdade e da JS.

Quando olho para uma lista e oriento o meu voto olho essencialmente para a competência das pessoas que vou eleger, mas também tenho em atenção a sua ideologia política, porque a mesma vai ditar invariavelmente a sua conduta na AAFDL. É assim, sempre o foi e sempre o será.

Por isso é que defendo que o NES tem que estar unido e tem que investir, como diz o Pedro Silveira, na formação de jovens quadros para o associativismo. Até porque os nossos militantes são pessoas comprovadamente aplicadas e com ideias políticas bem vincadas, como tal têm que ter uma palavra a dizer sobre o rumo da AAFDL. É urgente que os militantes da JS analisem qual será a lista onde se sentem melhor representados e que tem mais pessoas da sua "ala" e com a mesma ideologia política.

Acho que estás esclarecido,

Atenciosamente,

João Gomes

 
à s 26 de junho de 2006 às 15:46, Blogger João Gomes escreveu...

Caro weber,

Para não corrermos o risco de entrarmos num debate sem fim, espero esclarecer de vez as tuas dúvidas.

Quanto à reunião da Lista R, que presumo já não exista, do dia 27 de Março tenho a dizer que não orquestrei nenhuma jogada palaciana. Limitei-me, por e simplesmente, a apoiar a candidatura de uma colega que achei, tal como a maioria dos militantes de lista, que estava melhor preparada do que o camarada de David Areias da concelhia de Chaves, para assumir o cargo de secretária de lista. Acontece que nunca vi o camarada David Areias fazer nada pela JS naquela faculdade, embora reconheça que tem exercido todos os seus cargos associativos até ao momento com um cunho de competência, que também ninguém pode negar à colega Inês Ramalho.

Mas se quiseres entrar nesse prisma “JSiano” repara que nós somos uma juventude partidária onde se respeitam as divergências internas e se aplicam os princípios basilares da democracia e podes-te comprar isso mesmo este fim-de-semana, com a eleição de delegados para o XV congresso nacional. Tendo isto em conta não considero razoável que um verdadeiro socialista, daqueles que lutam pela estrutura em tudo onde estão inseridos, utilize métodos como a expulsão e o “esvaziamento de funções” para tentar apagar politicamente um colega de direcção e um camarada de partido. Isso sim ofende a honra e a história de uma juventude partidária, que vive de militantes que dão o peito às balas pela mesma.

Volto a dizer que os militantes da JS têm a obrigação de se organizar no ensino superior em núcleos de escola, coisa que os dois que referiste não fizeram, para conseguirem trazer a política para as faculdades. Quanto à AAFDL apenas apelei para que os camaradas da JS tivessem atenção aos propósitos ideológicos de cada lista e às pessoas que a integram, para conseguirem perceber qual é o sítio onde se sentem melhor representados.

Cumprimentos jovem socialistas!

 
à s 27 de junho de 2006 às 01:07, Blogger Gioconda escreveu...

Caro colega João,
fiquei algo admirada quando li as tuas palavras.
Por acaso negar-me-ás a tua afirmação na semana académica em como o 27 de Março tinha sido todo ele orquestrado por ti? Segundo as tuas próprias palavras disseste-me que tinhas sido tu a dizer á Maria Inês e ao André como deveriam eles agir nessa reunião.

 
à s 27 de junho de 2006 às 21:15, Blogger João Gomes escreveu...

Cara gioconda,

Compreenderas que me nego totalmente a responder a isso tipo de calúnias e difamações.

 
à s 28 de junho de 2006 às 01:33, Blogger Gioconda escreveu...

Caro João,
terei todo o prazer em encontrar-te na faculdade para te encarar e ouvir-te dizer na minha cara que nao me disseste aquilo que me disseste numa certa e determinada noite na semana académica.
Quero ver até que ponto conseguem as pessoas ser hipócritas.
Até lá.

 
à s 29 de junho de 2006 às 12:06, Anonymous Anónimo escreveu...

Caro João:

Apoiarás um candidato à presidência da AAFDL que até há bem pouco tempo dizia que "não me filio no CDS-PP porque é um partido pouco à direita"?

Aguardo a tua resposta.

Abraço

 
à s 2 de julho de 2006 às 22:07, Blogger João Gomes escreveu...

Até ao momento ainda não tomei conhecimento de nenhum candidato oficial à presidência da AAFDL. E não sei quem proferiu tal frase, mas se tiveres alguma cassete à Duarte Vaz, ou algum documento que me possa comprovar o mesmo por parte de um qualquer provável candidato, envia-me pfv weber.

Gioconda o máximo que te posso ter dito é que apoiei e votei na colega Inês Ramalho. Mas preferia discutir os problemas da lista R apenas com os membros da mesma. Pode ser?

Cumprimentos,

João GOmes

 
à s 4 de julho de 2006 às 19:53, Anonymous Anónimo escreveu...

Caro João:

Consta por ai que a nossa Jota anda muito mal falada na Faculdade de Direito de Lisboa nos últimos tempos devido às tuas últimas acções, isto apesar do grande trabalho apresentado pelo nosso camarada Pedro Silveira para tornar visível e credível o NES, e para mostrar o que pode oferecer a JS aos alunos da tua Falculdade.

Pergunto-te, para ter a certeza:

-Faltaste de facto a uma reunião do Conselho Pedagógico, apesar de teres estado numa festa na noite anterior?

-Não foste solidário com o camarada Pedro Ângelo, apoiando outra pessoa de direita contra o mesmo, de forma vil e traiçoeira?

-Andaste a dizer de facto a meio mundo que foste o grande cérebro de um golpe de estado, e agora desmentes tudo de forma muito estranha e contraditória?

Aguardo a tua resposta, para bem da JS.

Abraço, em especial para o camarada Pedro Silveira

 
à s 13 de julho de 2006 às 00:46, Blogger Gioconda escreveu...

Caro João,

a lista R é a lista que me representa a mim e a todos os alunos da FDL. O que significa que um problema na lista R é um problema de todos os alunos, dos alunos que se interessam e querem bem á nossa faculdade. Isto para te dizer que não, nao pode ser! Volto a reiterar, quando te encontrar falaremos sobre o que dizes que não me disseste. E repito mais: quero ver até que ponto chega a hipocrisia das pessoas.

 

Enviar um comentário

<< Home