quinta-feira, novembro 16, 2006

No Final do Dia a Festa Será Nossa

Na tradição dos grandes valores da esquerda democrática, cumpre tomar posição numa batalha jurídica e política, sobre uma causa, tantas vezes apelidada de fracturante, que divide opiniões, de forma brutal, e separa individualidades, normalmente unidas em muitas materias.
O Tema da IVG está na berlinda.
Todos os meus camaradas terão lido o post anterior a este e terão recebido, como eu, nas suas caixas de e-mail, o argumentário da JS sobre este tema quente.
Como tomou posição a JS, devemos tomar todos. Não só militantes do NES, da JS ou qualquer estrutura partidária. Este é um problema de todos, de uma sociedade em peso. É um problema que se deve extinguir, quanto antes.
Na busca desse objectivo, é dever mobilizar todas as bases, todas as pessoas e trabalhar para uma meta que está ao nosso alcance. Mas o esforço não pode ser mitigado, com a interiorização que possamos fazer da razão, que está do nosso lado. Temos que combater, agir, progredir e vencer. O "SIM" tem uma tarefa muito complicada, porque não lida, ou combate, apenas contra o "NÃO". O "NÃO" ganha se tiver mais votos ou se houver uma abstenção, acima dos 50%. Como tal, cabe reagir à apatia gerada no seio da comunidade, e libertar de vez as urnas assombradas com o fantasma da abstenção. Mais: cabe elucidar todo e cada um sobre o tema, fazer afirmar os muitos argumentos favoráveis, que defendem a dignidade humana, para que, no final do dia, a vitória esteja com a verdade.
Mas esta não é uma luta partidária. O papel da JS, como de qualquer organização de cariz político, deve ser de esclarecer, lutar, argumentar, pela causa que defende. Não é tolerável o voto no SIM ou no NÃO porque tal partido assim o defende.
Posto isto, as batalhas começam agora. Uma por uma, ganhará a razão.
A título pessoal, deixo um link para um blog, que é um projecto nesta area. Pretende-se discutir com elevação, mostrar argumentos, e passar a mensagem essencial nesta campanha: ninguém é a favor do aborto. Muitos são a favor da interrupção volutária da gravidez. São coisas distintas.
Que a contenda se transforme em vitória.