terça-feira, maio 01, 2007

Dia do Trabalhador



Hoje, dia 1 de Maio, celebra-se o dia do trabalhador.
A data tem como origem a manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago que teve lugar a 1 de Maio de 1886. Essa manifestação tinha como maior reivindicação a redução do horário laboral para 8 horas diárias, tendo tido uma participação de centenas de milhares de pessoas.
Três anos depois, a segunda Internacional Socialista, reunida em Paris, decidiu convocar anualmente uma manifestação com o objectivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diário. A data escolhida foi o 1º de Maio, como homenagem às lutas sindicais de Chicago.
A 1 de Maio de 1891, uma manifestação no norte de França é dispersada violentamente pela polícia, tendo como resultado a morte de dez manifestantes. Este episódio serviu para reforçar o dia como dia de luta de todos os trabalhadores.
A 23 de Abril de 1919, o senado francês ratifica as 8 horas de trabalho diário e proclama o dia 1 de Maio desse ano como feriado. Em 1920, a Rússia adopta o 1º de Maio como feriado nacional, tendo sido seguida por vários outros países.

Após esta pequena introdução histórica, cabe pensar em que é que o dia do trabalhador representa, hoje, em Portugal.
Primeiramente representa um feriado. E isso, para quase todas as pessoas, já é sinónimo de alegria e agradecimento àqueles que morreram em França. Assim, essas pessoas não morreram em vão porque, passado um século, há outras que podem descansar.


Depois, há aquelas pessoas para quem este dia representa uma oportunidade. É o caso dos sindicatos, sindicalistas, extremo-esquerdistas, interesseiros, parasitas, anti-governo, entre outros. Todos aqueles que só necessitam de um pretexto para se manifestarem, ainda que os motivos sejam sempre distintos.

Existem ainda aquelas pessoas para quem o 1º de Maio representa a conquista de direitos fundamentais dos trabalhadores e a certeza que foi graças às pessoas que um dia lutaram e ainda hoje continuam a lutar, que é possível que tenham condições de trabalho minimamente condignas.

Finalmente, existem aquelas pessoas para quem o dia do trabalhador não significa rigorosamente nada.
E não significa nada talvez porque estejam demasiado ocupados nas suas poltronas de pele a fumar umas cigarrilhas e a coçar a barriga com uma mão, enquanto com a outra seguram um copo de conhaque.
Ou não significa nada talvez porque não têm trabalho. E se o dia é do trabalhador, não lhes diz respeito. Nem sequer adianta ser feriado. Para estas pessoas, os feriados são todos os dias.

1 Comments:

à s 2 de maio de 2007 às 00:29, Blogger Ines Melo Sampaio escreveu...

Infelizmente, o 1o de Maio e o dia por excelencia do "Hay gobierno? Soy contra!"...

E curioso ver cm os sindicatos parecem mais felizes qdo ha governos de dta... Pq mmo qdo sao de esquerda, dizem q as medidas sao de dta. Q tautologico... Enfim.

Bjo*

 

Enviar um comentário

<< Home