terça-feira, maio 08, 2007

Vagos pensamentos




O voto...


Com a realização dos actos eleitorais que decorreram nas últimas semanas – em França, em Timor e na Madeira – e com as anunciadas eleições na Câmara Municipal de Lisboa, mais do que analisar os resultados dos mesmos (ou prevê-los, no caso da CML), urge analisar a realidade nuclear de todos os escrutínios: o voto.
O voto é um direito civíco, tradicioalmente reservado aos homens e/ou com carácter censitário, que foi “recentemente” alargado às mulheres.Mas, mais do que um direito, é um meio disponível para que o cidadão comum possa expressar a sua opinião relativamente à evolução das decisões políticas nos diversos níveis em que estas ocorrem. O caso português em matéria de voto não é, todavia, paradigmático. O Zé Povo afirma: “ o país está a afundar-se, ningém tem dinheiro e os políticos não fazem nada para alterar o estado das coisas.Votar? Ao Domingo? É um esforço enorme...”
Como consequência deste estado de espiríto do portugês médio, a taxa de abstenção nas legislativas, autárquicas e presidenciais aumenta progressivamente. Os referendos nem merecem ser referidos...são uma verdadeira forma de inutilidade....Não vivemos na Suiça...
Concluo, com base nestes argumentos , que mais do que fazer campanhas para cativar eleitores, é preciso explicar aos portugueses o valor e o simbolismo do acto de votar!!!

Etiquetas:

2 Comments:

à s 9 de maio de 2007 às 22:54, Blogger PedroSilveira escreveu...

"mais do que fazer campanhas para cativar eleitores, é preciso explicar aos portugueses o valor e o simbolismo do acto de votar!!!"

Em cheio!

 
à s 10 de maio de 2007 às 13:22, Blogger Fábio Gomes Raposo escreveu...

E há muitas pessoas (especialmente das zonas mais envelhecidas, no interior, principalmente) para as quais votar é um evento grandioso.
É como ir à missa ao domingo. Por isso, escolhem as melhores roupas, levam a família e vão votar. Seja isso o que for. Importante é estarem mais bem penteados que os vizinhos estúpidos e agorrantes do fundo da rua.

 

Enviar um comentário

<< Home