quinta-feira, julho 12, 2007

Política e Pulítica


- A poucos dias das eleições intercalares para a Câmara Municipal de Lisboa, cabe dizer que nada está ganho à partida para António Costa ou qualquer outro candidato. Essa é uma das virtudes da democracia. Antes de mais terão todos de vencer um adversário comum, que por estas alturas se situa entre a caparica e o algarve: a abstenção. Mas mesmo esses lisboetas esperam um governo da cidade que confira estabilidade a Lisboa. E nesse aspecto, reduzem-se grandemente as escolhas possíveis...


- O novo Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior é importante demais para ser discutido em pouco mais de um mês e, ainda por cima, em época de exames. A necessidade de uma discussão alargada é directamente proporcional à necessidade da sua existência. A coragem de reformar um sector que "cheira a mofo", dando um severo abanão em todas as instituições do Ensino Superior, ao mesmo tempo que se procedem a todas as actualizações necessárias à modernização do Superior exigidas por Bolonha, não pode ser esquecida. Mas os ataques à representação dos estudantes nos órgãos, a introdução (ainda que bem limitada) de fundações privadas completamente desagragadas das instituições que gerem, a possibilidade de entidades externas à instituição fazerem parte dos Conselhos de Gestão em número superior aos dos alunos, são apenas algumas das questões que não podem passar ao lado a um jovem socialista.


- No passado dia 7 o NES/FDL teve presente na Reunião de trabalho da ONESES que agendou para Novembro a eleição de órgãos nacionais. Até lá há um trabalho árduo a fazer no apoio à criação de núcleos por todo o país, na sua eleição, na sua dinamização, no seu crescimento, na sua solidificação. Por cá já temos o trabalho de casa feito. Mas estaremos sempre dispostos a ajudar.

Etiquetas: