terça-feira, novembro 13, 2007

Vagos Pensamentos


AAFDL...


Frequento a Faculdade de Direito de Lisboa há 5 anos. Hoje, apetece-me reflectir, usando a minha crónica semanal, sobre a necessidade/utilidade da existência da AAFDL. Ora, o que é para mim a AAFDL?

No primeiro ano, considerava-os um grupo de tipos bacanos que me ajudaram, e muito, na integração na faculdade e na vida académica. Reuniam-se, todavia, numas salas ao lado da reprografia, supostamente para arquitectarem modos de defender os interesses dos alunos e organizar festas. Em Dezembro pediram-me para votar na Lista E e eu, com a ingenuidade que caracteriza os caloiros, votei na Lista E.

A partir do segundo ano, apercebi-me verdadeiramente das razões e objectivos da AAFDL. Caracteriza-se por ser um grupo composto por veteranos e alguns caloiros, que procura a todo o custo exposição e protagonismo. Defender os interesses dos alunos? Isso são balelas para inglês ver que se colocam nos flyers distribuidos aos alunos nos dois dias que antecedem as eleições. Organizam umas festas para não serem criticados por não fazerem nada.

Quanto às épocas de crise - como aquela que a FDL se encontra neste momento a atravessar – tardam sempre a manisfetarem-se em prol dos alunos porque temem represálias, fazem peixeiradas no anfiteatro 1 ou como eles as designam RGA’S. Entregam cadernos reivindicativos, que o Conselho Directivo nem sequer lê. Coitados, ainda não perceberam que pela via diplomática o Conselho Directivo não cede. Como dizem os mais "velhos", ainda sou do tempo em que quando se queria reivindicar alguma coisa se encerrava a faculdade a cadeado.

Congratulam-se com pequenas vitórias com se diz, por esta altura, nos corredores que conseguiram em termos de alteração do regulamento de avaliação associado ao “processo de burlonha.”

Mas será isto suficiente?Terminarão, por força de pressão exercida pela AAFDL, as subturmas de 50 ou mais alunos? Acabará a arbitrariedade nas orais?Para quando a implementação de exames “anónimos”? Em que ano deste ou do próximo século começarão os professores a corrigir os exames dentro dos prazos previstos no regulamento de avaliação? E as grelhas de avaliação: alguém as conhece?
Quando a AAFDL conseguir pôr fim a este tipo de situações na faculdade será uma associação de estudantes. Até lá, é uma inexistência jurídica...

Etiquetas:

5 Comments:

à s 17 de novembro de 2007 às 16:47, Blogger PedroSilveira escreveu...

Não concordo contigo pois acho que não pesaste suficientemente na tua avaliação o passado da AAFDL tanto academica como politicamente.

E pecas também por generalizares ("Caracteriza-se por ser um grupo composto por veteranos e alguns caloiros, que procura a todo o custo exposição e protagonismo."). No associativismo, como na politica, existem pessoas que se aproveitam, às vezes são muitas, mas de longe serem a maior parte. E inclui aqui a politica propositadamente: essa é uma critica que, sem te aperceberes, te pode afectar a ti, a mim e a todos os que, em maior ou menor proporção, fazem politica.

Quanto à ultima parte do post é verdade que se acham dúvidas nos timings da AAFDl: a muitos "alunos-médios" pareceu talvez algo diferente do que pretendia a Direcção da Associação mas isso não lhes retira o inteiro mérito por termos hoje algo mais do que tínhamos antes de toda a contestação, ainda que, na verdade, muitas coisas continuem como antes.

"Quando a AAFDL conseguir pôr fim a este tipo de situações na faculdade será uma associação de estudantes. Até lá, é uma inexistência jurídica..."

Discordo em absoluto mas compreendo-te. Ouço muito esse tipo de afirmações nos corredores. O inconformismo é bom mas passa a crónico quando ultrapassa o razoável e o bom-senso. O que, sem dúvida é o caso.

 
à s 20 de novembro de 2007 às 00:09, Anonymous Anónimo escreveu...

concordo ctg ricardo, tas 100% correcto....gostava de perguntar a certas pessoas da aafdl onde estavam qd reg avaliação foi elaborado...dps veio o show off eleitoral..é por isso k dd k entrei ali voto nulo, e aconselho a tds os colegas a votarem nulo tb, para mim ricardo estas up, e nao down como alguem quer fazer crer.
mas o engraçado é virem com esta historia de terem ganho a luta, ao menos, como ja vi noutro blog, com fdl toda d preto, ate parecia a claque da academica, a aafdl devia ter vergonha da sua participação neste processo, pois os profs continuam a fazer o k lhes dá na real gana, e com os mesmos de sempre a serem beneficiados...
por isso nao se esqueçam, nas proximas eleiçoes votem nulo

 
à s 20 de novembro de 2007 às 23:04, Anonymous Anónimo escreveu...

o afegão é a voz da razão.....
por isso já sabem nas proximas eleições votem afegão...

 
à s 20 de novembro de 2007 às 23:06, Anonymous Anónimo escreveu...

se estas em cima....em cima, em cima, em cima, em cima....
se estas em baixo, em baixo, em baixo, em baixo....
adorei o barometro...
curto á seria esta malta da aafdl....sempre com ideias novas...tb acho k NES-FDL devia ter 1barometro...k me dizem???

 
à s 27 de novembro de 2007 às 00:09, Blogger Fábio Gomes Raposo escreveu...

Caro anónimo,

O NES-FDL já tem um barómetro e está publicado nas edições do Jornal do NES, que teremos todo o gosto que leias.

Abraço.

 

Enviar um comentário

<< Home