sábado, novembro 03, 2007

Diz que é uma espécie de opinião...

Populismo, a arma do político moderno...

Hoje falarei um pouco sobre a actualidade académica e não só.Ultimamente tenho ouvido falar bastante em populismo.Isto acerca do, recentemente eleito líder do PSD, Luís Filipe Menezes.
Uma pequena reflexão e chega-se à conclusão que como na política, o populismo, ou mesmo facilitismo, acompanha mesmo a vida de qualquer um desde muito cedo...começando desde logo por proliferar nos mais novos, sendo pois, por isso, normal que se use pelos mais velhos.



Luís Filipe Menezes lembrou-se, algum tempo atrás, apenas por exemplo, em plena Cova da Moura, de dizer que era um político de ideias de social democracia de esquerda. A Associação Académica da Faculdade de Direito de Lisboa lembrou-se, pouco tempo depois de se aprovar um regime de avaliação, que contou com o seu voto favorável e de nada ter feito durante 3 anos em que se preparava a integração do Processo de Bolonha, que o Processo de Bolonha é mau e que o Regime de Avaliação, que, sublinhe-se de novo, aprovou, não serve. Vivemos, portanto, segundo a Associação uma crise Académica. Semelhanças? Pelo menos diferenças no nível político não devem ser muitas...
Será que somos nós que aprendemos com eles, ou o contrário? Pelo menos doutrina é o que não falta.Porventura, uma boa questão a colocar na reunião geral de alunos (RGA) de segunda feira.

PS: retirado do meu blog que voltou ao activo,
http://www.questao-de-principio.blogspot.com/

Etiquetas:

4 Comments:

à s 4 de novembro de 2007 às 01:40, Blogger Fábio Gomes Raposo escreveu...

Caro Luís:

Na política fica bem dar beijinhos, dizer frases feitas, defender o que não se pensa e argumentar o que não se sabe, apontar instintivamente o dedo a quem erra e fazer uma plástica para que se consiga estar sempre a sorrir sem que se fique paralisado. Isto é o populismo.
Parece, realmente, ser cada vez mais usado por políticos.
As pessoas gostam, pelo menos na primeira abordagem.
De qualquer forma, não apelido Menezes de populista. Pelo menos se efectuarmos algumas lógicas comparações.

Relativamente à AAFDL, creio que a mobilização que se está já a efectuar é mais popular do que populista.
As medidas pecam por tardias, já sabemos. Mas se não fossem tomadas medidas certamente estaríamos aqui a escrever também sobre o estado da FDL.
A tertúlia já se tinha manifestado mais cedo sobre estas situações. Mas não deixa de ser curioso que, agora que a AAFDL apelida a situação de "crise", a contestação da tertúlia seja maior e mais abrangente. Unamos esforços, somos todos alunos.

Convocar uma RGA não é populista nem popular. A RGA em si pode ser outra conversa.
A contestação (só) começa agora. Se foi iniciada acredito que seja para levar até longe, sob pena de todo o trabalho ser em vão.

Da minha parte, estarei cá para ver e, essencialmente, ajudar e participar no que for necessário para que os direitos dos alunos e a qualidade de ensino na FDL sejam repostos.

 
à s 4 de novembro de 2007 às 17:56, Anonymous Anónimo escreveu...

Fabio Raposo desculpa mas isso é defenderes o populismo da AAFDL. A lista A é das piores listas que já passou por aquela faculdade e vê lá tu que eu fiz parte dela, ou faço a ver bem. No entanto não posso concordar com a falta de trabalho que acontece nesta lista. Vêem com desculpas, ah e tal a Associação não tem grande poder. Ora se não tem grande poder porquê a RGA agora?? Será por os próprios professores andarem a criticar a AAFDL ?? Alguns dos seus dirigentes já acabaram o curso, estão é a marimbar-se para o que se passa lá agora. As medidas indicadas na página da Associação como:

"Procurando ajudar os estudantes a ultrapassar a presente situação, a AAFDL apresenta:
• Caderno Pedagógico com todas as informações relativas ao Regulamento de Avaliação e novo Planos de Estudos de Bolonha e Transitório.
• E-mail de esclarecimento de dúvidas e queixas pedagógicas: criseacademica@aafdl.
• Horário de atendimento do Presidente para questões pedagógicas: Todos os dias, das 13:30h às 14:30h, na AAFDL;
• Horário de Atendimento do Departamento Pedagógico: terças e quintas, das 12h às 14h, na AAFDL e pelo e-mail pedagogico@aafdl"

Será que agora tornaram-se psicólogos?? Porque isto a mim parece-me uma medida populista, que serve para...nada. Talvez possamos ir chorar-nos para a aafdl, embora tenhamos sempre de ouvir o "nós não temos poder nenhum". Será que já não estão a preparar as próximas eleições?

 
à s 4 de novembro de 2007 às 23:59, Anonymous Anónimo escreveu...

"Alguns dos seus dirigentes já acabaram o curso, estão é a marimbar-se para o que se passa lá agora."


É BEM VERDADEE!ALIAS TEMOS DE NOS PERGUNTARR PORQUE FOI A RGA MARCADA PARA AS 17:30!É A HORA A QUE O ANDRÉ PARDAL SAI DO EMPREGOO?

 
à s 5 de novembro de 2007 às 00:05, Blogger Luís Brandão Pereira escreveu...

«Será que já não estão a preparar as próximas eleições?»

Caro leitor anónimo, não posso deixar de concordar consigo.Eu só queria relembrar, por exemplo, que quando os dirigentes associativos de todo o país se reunião para debater sobre o Processo de Bolonha, os nossos dirigentes foram para a Costa da Caparica preparar mais uma festa. Depois lembraram-se que a academia estava em crise após umas 3 ou 4 semanas de festas. Isto tudo é uma questão de prioridades se me permitem. E o cacique notoriamente esteve na prioridade mais alta.

A sua questão respondo um claro sim.Infelizmente.

Cumprimentos,

 

Enviar um comentário

<< Home