terça-feira, dezembro 18, 2007

Vagos pensamentos



Ontem tive “frequência” de Direito Comercial. Por volta das 19:25h dirigi-me ao anfiteatro 1, onde esta ia decorrer. Até aqui tudo normal. As arbitrariedades, de resto já comuns em épocas de exames ou frequências, começaram a seguir. O assistente distribuiu os enunciados e as folhas de exame, começando a dita “frequência” por volta das 19:35. Quando li o enunciado achei-o acessível mas grande. E tinha razão. Para além de muito longo, o exame ou frequência – consoante a designação que queiram adoptar para aquelas porcarias a que somos submetidos durante o ano lectivo na FDL - terminou por volta das 20:15, quando o regente da cadeira irrompeu pelo anfiteatro e disse para entregarmos as folhas com a resolução. No anfiteatro iria decorrrer uma decorrer uma aula teórica que deveria iniciar-se às 20:30!!!. Resultado uma “frequência” que era suposto ter a duração de 60 minutos durou 40, tendo eu não respondido a duas questões que, no total, valiam 7 valores. Deste modo espero ter uma nota excelente!!!(risos).
Perante ocorrências deste tipo( porque já me relataram mais atitudes de prepotência deste género durante esta época de “frequências”) pergunto: onde estava a AAFDL para defender os alunos destas atitudes totalmente discricionárias dos professores? Pois, lembrei-me agora, que não vi ninguém a distribuir flyers...
Se continuarem a serem, como têm sido, egocêntricos e não zelarem pelos interesses dos alunos, este tipo de situações nunca acabará.
A corda não rebentaria do lado dos alunos se estes partissem para esta batalha unidos e sem temerem as consequências que desta pudessem advir para cada um. Mas, infelizmente, penso que isso nunca irá acontecer. Já não há revoluções...

Etiquetas:

21 Comments:

à s 18 de dezembro de 2007 às 19:08, Anonymous Anónimo escreveu...

senhor ricardo, tas aqui tas outra vez em down nos barometros k por aí são publicados....por isso, cuidado contigo.
apesar de tudo acho k tens 200% de razao, e é nestas alturas k a nossa associação deveria estar presente, mas não, prefere sim fazer ruido quando já nao ha nada a fazer, e nestas situaçoes, k envolvem graves prejuizos aos direitos dos alunos, ficam caladinhos que num ratos, mas é melhor estar calado, não va um certo membro da associação meter-me no barometro dele...e isso acaba com a reputação de qq um ali na fdl.

 
à s 18 de dezembro de 2007 às 22:12, Anonymous Anónimo escreveu...

Vamo lá a ver.. sou leitor deste blog há muito tempo, até antes de existirem posts semanais. Com estes posts a qualidade subiu e muito os textos são no geral todos bons e sobre temas aptecíveis.Mas o que me faz vir a este blog e a ler atentamente todos os posts? O simples facto de a maior parte dos textos serem politicos, terem a visao de jovens politicos e consistirem em análises da politica nacional e internacional. Eu tive o cuidado de dizer «a maior parte» pois há sempre excepções de alguns bloggers em algumas semanas, nada de desagradável se bem que este é o blog de um núcleo de uma juventude partidária. Ora o que se passa com os posts do Riacardo é bem diferente parece-me que ele vem aqui contar a sua vida e desabafar um bocado, o que eu não digo que seja mau para ele, mas é concerteza para a qualiadade deste grande blog.Peço desculpa não enviar mail com a minha opiniao mas acho que a devo partilhar com muitos leitores que assim se podem identificar comigo.
Um abraço a todos

 
à s 19 de dezembro de 2007 às 01:26, Blogger Fábio Morgado escreveu...

Bem aproveitando a deixa do caro colega é com pesar que informo que não é só a tua situação que é de certa forma caricata, ainda hoje a minha turma e mais duas turmas do mesmo ano receberam as frequências de Obrigações e espante-se as notas rondavam o 6 ou o 5 algo de completamente espantoso tendo em conta a opinião generalizada dos alunos. Não é estar a exigir uma positiva mas que se criem critérios objectivos e que se mudem certos aspectos, será só de mim ou Obrigações no 2º ano não é das opções mais pedagógicas que se possam tomar? Eu já não tento encontrar uma justificação para este desaire visto que as que me ocorrem não são dignas de uma faculdade de Direito. Mas e então qual a solução para esta questão( e não devo ser a única pessoa com o mesmo sentimento) eu não peço que agora por pura "birra" me subam a nota, peço sim que haja critérios objectivos de correção, peço que se lute pelos direitos dos alunos(como já disse estamos numa faculdade de DIREITO)e que se tivermos que ser nós uma espécie de mártires que de futuro não se volte a repetir tal coisa. Desde já peço desculpa a quem acha que isto não passa de um desabafo, de uma mero grito de revolta isolado mas, e seguindo a deixa do caro colega Ricardo, que melhor sitio para me fazer ouvir?

 
à s 19 de dezembro de 2007 às 12:39, Anonymous Anónimo escreveu...

Uma Faculdade que ensina principios da igualdade e da justiça, mas onde nem a igualdade nem a justiça ainda não entraram! Muito tem que se lutar neste período que se avizinha e temos de ser nós, todos juntos, a faze-lo, pelo que já foi possivel ver que esperando pela AAFDL estamos bem tramados...

 
à s 19 de dezembro de 2007 às 22:14, Anonymous Anónimo escreveu...

Bem, ao Claudio de Sá Miranda eu devo dizer que apesar de ser um blog politico, diz alí em cima que é de estudantes da FDL, logo creio fazer todo o sentido falar-se disto, não só para demonstrar a falta de qualidade presente no ensino superior, como também porque muitas politiquices acontecem por aquela casa,começando na AAFDL.

Sou estudante da noite e deixo aqui alguns episódios deste ano. Só houve a tal manifestaçãozinha depois do prof, João Miranda ter "discutido" com um aluno pertencente à AAFDL, acusando a associação de nada fazer face a tão visível prejudicial regulamento de avaliação, entre outros assuntos. O aluno ficou ofendido e as respostas não passaram de "não temos poder para fazer nada", portanto o melhor é resignarem-se.

Tenho alguns amigos/as dentro da associação e quando lhes falo de alguns casos a resposta de todos eles é esta. Ou seja, no tempo das eleições promete-se muita mudança, mas depois de lá estarem nem se mexem com medo de represálias.É com vergonha que digo que pertenci à lista A desta associação, pois foi a pior que lá esteve nos ultimos 4 anos.

Por último acho incrível um professor de teoria andar a faltar nos últimos dias, não tendo as suas turmas recebido as frequências até hoje e ele já não as ir entregar, pelo que vai ser giro saber as notas apenas quando já estiverem lançadas.

Da parte da tarde na turma A, quando a professora Sofia D'alte soube que os alunos estavam a pensar fazer um abaixo assinado devido à resolução das frequências já começou a dizer que iam ser mais benevolentes a corrigir, etc, isto depois de ter dito o contrário.

Obrigações na turma da noite de 2º ano apenas houveram 3 positivas. Seguramente existe qualidade de ensino na FDL.

 
à s 20 de dezembro de 2007 às 00:50, Blogger Fábio Gomes Raposo escreveu...

Boa noite.

Quanto ao post do Ricardo Pita, é realmente lamentável que situações daquelas ocorram naquela que dizem ser a melhor faculdade de Direito do país. No entanto, a AAFDL não pode estar a vigiar todos os corredores e anfiteatros para exigir o que quer que seja. Neste caso seria aconselhável apresentar o caso na AAFDL e originar, também, uma queixa pedagógica que certamente faria sentido.

Caro Claudio de Sá Miranda,

Realmente, este é um blog de um núcleo político e, como tal, a maioria das questões aqui abordadas não fogem a esse âmbito.
Todavia, não podemos esquecer que também somos alunos da FDL e, para todos efeitos e contra quem quer que seja, somos uma estrutura organizada dentro daquela Faculdade.
Assim, apesar de os textos serem, tendencialmente políticos, é normal que surjam textos também académicos ou jurídicos, principalmente de quem escreve consecutivamente todas as semanas há vários meses.

Caro Fábio Morgado,

Concordo inteiramente com o que dizes. Não se trata de querermos facilitismos, ou uma melhor nota do que aquela que tivemos.
Da minha parte, creio que umas grelhas de correcção e critérios iguais na correcção das provas seria suficiente para subir a qualidade de ensino na FDL e garantir que justiça seja feita onde ela própria é ensinada mas não é aplicada, como enalteceu o colega do último comentário.

Abraço!

 
à s 20 de dezembro de 2007 às 12:16, Anonymous Anónimo escreveu...

Era dos mais conservadores no que toca às críticas a AAFDL.
No entanto só eles é que têm alguma força dentro daquela faculdade para lutar pelos direitos dos alunos que estão completamente esquecidos.
Só eles é que não têm feito NADA.

Vejo a Secretaria sempre cheia de alunos a reclamar. Ouço nos corredores as mais diversas queixas. Eu próprio tenho muitas razões de queixa.

A AAFDL acha que já obteve uma vitória com o caderno reivindicativo e até fez questão de afixar A1's por toda a faculdade a vangloriar-se por isso.

É aquilo que temos.

PS. Acho muito bem que também estes assuntos sejam discutidos neste blog. Política é gerir e administrar a polis. A FDL faz parte da "polis" e nós somos um núcleo politico dentro dela.
Tens toda a razão Ricardo.

 
à s 21 de dezembro de 2007 às 00:10, Anonymous Anónimo escreveu...

o mal da FDL ta exactamente em haver assistentes com nomes bonitos...como por ex, mirandas, gamas, pedros vasconcelos, albuquerques, paz ferreiras, oliveiras martins,e fora os k já estao na calha... isto ate parece as linhagens das nobrezas...a inteligencia deve ser hereditária...premeia-se a cunha e o compadrio, e dps vemos sitauçoes de prepotencia de assistentes para com alunos, pois na maior parte dos casos estamos perante lic em direito sem qq experiencia pratica, e como são ultrapassados por qq um la fora, a unica maneira que tem de se evidenciar perante alguem, é lixando os alunos, situação que parece k foi a k aconteceu com o ricardo...por isso estou solidario ctg nesta situação, e em especial, concordo inteiramente ctg nas criticas á aafdl, e no k disse o colega k disse k a lista A tem sido das piorzinhas k passou pela aafdl...e digo +, para mim unica direcção k afroutou a serio os poderes instituidos foi a presidida pelo bruno cabral....o resto foi paisagem, por muito que certas pessoas da actual direcção nao gostem de ler, mas é a verdade, mas aí se calhar o problema já é o de nao saberem lidar com as criticas....acho k seria mto positivo que o NES tomasse uma posição oficial nas proximas eleiçoes, de modo a ter influencia directa na eleiçao da proxima direcção, e digo +, k deveria ser alguem do NES o candidato...despeço-me com saudaçoes socialistas, e votos de bom trabalho para o NES

 
à s 21 de dezembro de 2007 às 00:13, Anonymous Anónimo escreveu...

afegão a presidente da AAFDL....tem k ser, com este homem ao leme dos destinos da nossa associação é k isto andaria para a frente...era ver o afegão a fazer frente aos profs todos...."afegao vai em frente, tens aqui a tua gente"

 
à s 21 de dezembro de 2007 às 21:10, Blogger PedroSilveira escreveu...

10 comentários.

Pão e circo e o povo delira.

 
à s 22 de dezembro de 2007 às 02:38, Blogger Tiago Gonçalves escreveu...

Não posso acrescentar grande coisa aos comentários que aqui já foram feitos. Todavia parece-me bastante recorrente - e até enjoativo já - que sempre que neste local ou noutro com relação ao NES se produz uma crítica à AAFDL ou ao estado de coisas na FDL algumas almas - mais próximas dos poderes instalados - deliram e colocam imediatamente em causa que não temos legitimidade para tal (nota: não me refiro ao Cláudio de Sá Miranda). Quanto a esse pensamento, desde já afirmo que sou completamente contrário ao mesmo, esteja na AAFDL quem lá estiver, o NES/FDL para mim, pelo menos, só faz sentido existir enquanto nele se puder discutir e debater a vida política nacional, regional e local, mas também o meio onde estamos inseridos, pois não é por acaso que é o NES da FACULDADE DE DIREITO DE LISBOA, pois caso assim não fosse, nem seria necessário exitir um NES adstrito a um local específico mas sim um NES adstrito ao conjunto nacional. A lógica da criação, tanto no PS como na JS, de núcleos temáticos, escolares e de profissão, está intimamente ligada à necessidade de se debater e discutir especificamente algumas áreas concretas. Para mim, por isso, o NES/FDL age bem quando critica e expõe situações da vida corrente da FDL. Pela minha parte, nunca me reveria num projecto que mais não faria que castrar o pensamento e a liberdade à opinião e à crítica, da mesma forma como concordo com o elogio, porque também há coisas bem feitas na FDL e pela AAFDL.

Saudações para todos/as!

 
à s 22 de dezembro de 2007 às 12:42, Blogger Luís Brandão Pereira escreveu...

Nada mais a acrescentar ao que o Tiago Gonçalves disse.

Saudações académicas para todos/as.

 
à s 22 de dezembro de 2007 às 14:43, Anonymous Anónimo escreveu...

Ah sim, obviamente este post para o Tiago Goncalves e para o luis pereira são bem mais importantes que os anteriores sobre temas como emprego, europa e outros que tais. Esses eles nao comentam afinal criticar a aafdl é muito mais giro e é para isso que o nesfdl deve existir

 
à s 22 de dezembro de 2007 às 15:43, Blogger Tiago Gonçalves escreveu...

Para o anónimo que disse que eu não comentava os outros posts, fique a saber que eu comento os que eu tenho o dever de o fazer (no tema "juventudes partidárias" estão lá vários). Aliás esse comentário desprovido de verdade é sintomático daqueles que temem a verdade e dos que temem mostrar a sua verdadeira identidade. Os corajosos que não sabem assumir a sua identidade para exprimir as suas opiniões só ganham um prémio na vida: o da cobardia.
Quanto ao resto, às críticas, podia aqui dizer algumas que acho piada a algumas coisas mas abstenho-me a disso.

 
à s 22 de dezembro de 2007 às 15:44, Blogger Luís Brandão Pereira escreveu...

Carissimo anónimo,

Se outros temas, que não a AAFDL, fossem a única razão de existir do nes-fdl,certamente não verias artigos semanais da minha pessoa neste blog sobre os mais variadissimos temas. Portanto, desculpe lá, mas não percebi a sua critica. A única coisa que quis realçar com o meu comment, é que acho que se deve realçar a liberdade,numa estrutura democratica,de escrever sobre os temas que melhor entender, neste caso o Ricardo Pita. Sendo um blog político é natural que se escreva sobre política, mas sendo um nucleo de estudantes da Faculdade de Direito de Lisboa é também natural que escreva sobre assuntos que lhe digam mais directamente respeito, tal como a todos os estudantes daquela casa, ou seja, sobre assuntos políticos da academia.

Por isso não se tente armar em esperto,já que acabou por dizer uma total burrice.

Cumprimentos

 
à s 22 de dezembro de 2007 às 15:56, Blogger Tiago Gonçalves escreveu...

Só uma nota final, peço desculpa pelos erros que cometi no meu último comentário, todavia isso deve-se ao facto de ser Secretário Federativo do PS/Leiria (Sim, do PS/Leiria, uma estrutura de um Partido. Sim, não preciso da AAFDL para ser alguém politicamente...) e estar neste momento a remodelar o site dessa estrutura e por isso estou mais preocupado com isso que propriamente a responder a comentários como aquele que nos trouxe o último anónimo.

 
à s 23 de dezembro de 2007 às 17:53, Blogger Fábio Gomes Raposo escreveu...

Venho apenas reafirmar que o NES-FDL é, e sempre foi desde que o conheço activo, um espaço de troca de ideias e debate de opiniões. Desde que devidamente fundamentadas, são um incentivo à nossa própria satisfação pessoal.

Creio, também, já que se fala em legitimidade (seja lá o que isso for, neste caso concreto) que seria positivo que aqueles que escrevem em anónimo se começassem a identificar, se possível.

É que é fácil falar de política, da AAFDL, do NES ou dos seus militantes.
Difícil é fazê-lo mostrando a nossa identidade, afirmando o que pensamos e aquilo que somos, como fazem todos os militantes do NES-FDL que aqui escrevem.

 
à s 23 de dezembro de 2007 às 22:12, Blogger ATG escreveu...

A AAFDL está a fazer três coisas neste momento: a festejar a vitória do Paulo Pinheiro, a preparar a campanha do Manuel Carvalho e a preparar o tal torneio Rui Costa, com o seu investimento, etc, que mais não serviu do que para iludir algumas centenas de carneiros a votar na Lista A e fazer com que votassem "pelo Rui Costa".

Quanto aos critérios utilizados nesse exame, como dizia a gloriosa Fátima Manso no longínquo ano de 2002: "Já viu o que era se os testes se pudessem resolver no tempo designado? Todos tinham positiva! E há sempre alguém que tem que chumbar".

 
à s 25 de dezembro de 2007 às 20:44, Anonymous Anónimo escreveu...

alguem que vai à FDL muito raramente, que está totalmente desligado de tudo o que se lá passa, ainda acha que sabe tudo... não acredites em tudo o que te dizem DJ, talvez os carneiros não sejam os outros!
saudações

 
à s 26 de dezembro de 2007 às 04:06, Blogger Ivan Abreu escreveu...

Já que toda a gente comenta, eu também comento!
Era só para dizer que também apoio incondicionalmente a candidatura do Ricardo Pita a Presidente da AAFDL. Haja alguém com o minimo de coragem de deixar de andar a chorar nos corredores da FDL e dizer umas verdades num local onde possa ser ouvido.
Quanto ao caderno reinvidicativo não percebo o porquê de tanta alegria, senão vejamos:
1- O regulamento de avaliação continua uma boa ________ (completem vocês... não é dificil).
2- Se antes o 10 era complicado agora pior ficou (sei que o Mestre João Pedro Marchante demorou 2 segundos a distribuir notas numa subturma do 1º ano e sabem porquê? Tavam todos em método B...)
3- Aquela coisa que chamam de recursos das frequencias era digna de aparecer no PORTUGAL NO SEU MELHOR!
4- Aos alunos do 2º ano aquele abraço sincero e voto para que tenham toda a sorte possivel visto que têm TGDC e Dt. das Obrigações no mesmo ano! Esta é digna de queixa ao Prof. Mariano Gago porque é claramente um caso de degradação pedagógica.
5- Reparei que em todas as cadeiras que ja fiz frequencia este ano a matéria é a mesma dos anos anteriores... só que foi dada com menos 1/3 de aulas.
6- Aos alunos de Direito Comercial da noite só pelo facto de só ter sido atribuido um assistente algures no mês de Novembro já era merecedor de passagem administrativa nos termos do regulamento anterior... No regulamento actual é exactamente o contrario!!! Se houver menos de 20 aulas práticas o Docente deve colocar os alunos em Método B!!! Confesso que esta é a minha favorita! A malta paga impostos e ainda paga uma vergonha duma propina para esta palhaçada!
7- Não tenho mais nada para dizer mas já que tamos em época natalicia e como Deus descansou ao 7º dia. Neste ponto 7, desejo a todos um bom natal e um próspero ano novo!

Saudações académicas

 
à s 29 de dezembro de 2007 às 03:16, Anonymous Anónimo escreveu...

Essa do ponto 6 é boa

Se nao houver as aulas suficientes o aluno passa a metodo B. Ou seja quando só existem professores lá pa novembro ou quando, como é normal fartam-se de faltar, o resto é o costume! O aluno é que paga!

 

Enviar um comentário

<< Home