terça-feira, maio 29, 2007

Vagos pensamentos




Uma das atitudes que em política me irrrita é a hipocrisia. Qualquer político quando questionado sobre um determinado facto, que lhe seja sobre determinada perspectiva desfavorável, contorna habilmente a questão e responde a tudo menos ao que lhe foi perguntado, recorrendo à arte da retórica. Afirmo isto, com a consciência que ocorre em todos os quadrantes políticos.
Para exemplificar este tipo de comportamente não é necessário recuar talvez mais do que algumas horas. Mas, proponho que façamos uma retrospectiva pelos acontecimentos dos últimos dias. A um professor foi instaurado um processo disciplinar porque ironizou sobre a licenciatura do Primeiro Ministro; Mário Lino, para justificar a rejeição da Margem Sul como local para a construção do novo aeroporto, disse que esta era um deserto e referiu numa conferência organizada pela Ordem dos Engenheiros, que era “engenheiro inscrito na Ordem dos engenheiros” numa alusão clara à polémica criada pela licenciatura de Jóse Sócrates; hoje foi dia de greve geral e, como sempre, os números relativos à adesão dos trabalhadores divergem entre sincatos e Governo.
Em todas as situações descritas alguém – não releva quem – tentou sempre “amenizar” o sucedido ou dar uma passar uma visão parcial e distorcida do que ocorreu nestes casos, como forma de branquear o que se passou.
Penso que, muito tempo depois do 25 de Abril de 1974, já é tempo de os políticos serem mais humildes e assumirem os seus erros! Esta é uma das utopias que percorrem a cabeça de um homem de Esquerda. É irrealizável? Claro que sim. Seria, contudo, interessante caso se tornasse realidade...

Etiquetas: