terça-feira, junho 12, 2007

Mário Soares


As ideologias e os partidos vivem de símbolos. Menos, e ainda bem, de mitos. Símbolos que representam o nosso ideal, que personificam as nossas ideias. Mário Soares foi desde o primeiro minuto a minha referência política dentro do Partido Socialista menos por ser uma figura paternal do partido mas sim pelo seu posicionamento ideológico. O meu PS é o PS de Soares. Os tempos mudaram? Ainda mais, então!

Convido-vos desde já a ler na íntegra uma grande entrevista de Mário Soares à Revista Ùnica, do Expresso de 9 de Junho de 2007. Ficam apenas algumas citações:

"São tempos de breves debates ideológicos. Sócrates é um politico do pós-Guerra-Fria. Eu tive que lutar contra o perigo das excessivas nacionalizações e ele tem que lutar contra o perigo das excessivas privatizações. È uma diferença abissal!"

"Para mim o PS é - e sempre foi - um partido de esquerda. No PREC também foi atacado como sendo de direita. (...) Mas quem é de esquerda, a sério, politicamente articulado e coerente, morre de esquerda."

"Se Sócrates está a pôr o Socialismo na gaveta? Essa é uma velha frase. O socialismo que foi posto na gaveta foi o socialismo totalitário. E muito bem! (...) O socialismo democrático representa o reformismo progressista. Promover políticas sociais sérias para evitar conflitos, confrontações, um Estado ingovernável."

"Se você me perguntasse se eu gostaria mais de ter escrito um só livro da qualidade dos de Eça ou ter sido Presidente da República eu dir-lhe-ia, sem hesitações, que gostaria mais de ter escrito um grande romance como os Maias."

"Sinceramento não seria o meu ideial [ter a cara numa nota de banco]! Quando via a efígie de António Sérgio, um intelectual puro, sem sombra de interesse pelo dinheiro, nas nossas antigas notas de mil escudos ficava horrorizado."

2 Comments:

à s 13 de junho de 2007 às 01:03, Blogger Fábio Gomes Raposo escreveu...

Soares foi, é e será sempre um símbolo incontornável da História política nacional e da História do PS.
Figura ímpar, com fortes convicções e uma inteligência política notável.
Nem com aquele crasso erro da terceira candidatura a Presidente da República, a sua imagem se denegriu. Seria preciso muito mais.

 
à s 13 de junho de 2007 às 17:01, Blogger RICARDO PITA escreveu...

"Soares foi, é e será sempre um símbolo incontornável da História política nacional e da História do PS.
Figura ímpar, com fortes convicções e uma inteligência política notável.
Nem com aquele crasso erro da terceira candidatura a Presidente da República, a sua imagem se denegriu. Seria preciso muito mais."

aqui está uma análise fria e sucinta de quem foi Mário Soares
subescrevo inteiramente

 

Enviar um comentário

<< Home