domingo, setembro 30, 2007

A vitória de Menezes vista do outro lado da barricada


A noite de Sexta para Sábado trouxe uma viragem de ciclo no PSD. E, sem dúvida, vai trazer uma revolução à postura da oposição.

Tenho para mim, porém, que a revolução será positiva para o PSD. Luis Filipe Menezes abandonou nos ultimos dias da candidatura aquela postura de "falo e penso depois", de pessoa intempestiva e pouco serena (acredito piamente que a linguagem conflituosa dos ultimos dois dias de campanha fora programada... e com sucesso!).

Menezes sabe que a partir de agora terá de ter outra postura, cultivar uma imagem diferente, romper com os estigmas que a sua imagem provoca na opinião pública portuguesa. Só assim ganhará o partido até 2009. parece contraditório mas não é: o PSD é um partido de massas, apenas se contentará com um líder que seja respeitado geralmente pela sociedade portuguesa.

Não sendo concerteza capaz de abandonar o populismo que lhe circula nas veias, não terá a postura que a maior parte das pessoas pensa que terá. Será mais interventivo (aliás, é exactamente isso que os militantes querem!) mas não será uma "peixeira".

Jogar-se-á muitissimo do seu mandato na escolha da direcção nacional e da liderança da bancada parlamentar. Uma coisa no entanto acho certo: o velho Menezes acabou. Sócrates com esse não se tinha que preocupar. Com este não sei...

2 Comments:

à s 1 de outubro de 2007 às 15:01, Anonymous Anónimo escreveu...

Silveira pareces um Jorge Coelho!

 
à s 2 de outubro de 2007 às 21:48, Anonymous Anónimo escreveu...

Ao menos que alguém acredite no homem. Foi uma análise inteligente.
Parabéns pelo blog!!!

 

Enviar um comentário

<< Home