terça-feira, outubro 16, 2007

Vagos pensamentos


Pena de morte?


A pena de morte e a sua abolição é um tema sempre actual, mas que recentemente voltou a ser alvo de um realce especial dos media em virtude de diversos assasssinatos ocorridos nos EUA, que geraram um um amplo debate em torno deste assunto.
Enquanto estudante de Direito não poderei jamais defender tal pena para quem comete um crime por mais hediondo que seja. A vida em em sociedade exige que sejamos responsabilizados pelos nossos actos, mas a justiça não pode aplicar uma pena da qual, após a sua execução, não pode haver recurso.
Nos EUA, que aplicam a pena de morte na maioria dos Estados, não só a criminalidade não diminuiu, como também foi revelado – recorrendo a testes de ADN - que um homem que passou vários anos no corredor da morte à espera de ser executado, estava inocente.
Muitas pessoas, quando colocadas perante o cenário de homícidio de um familiar, exigem a morte do criminoso, esquecendo por completo que todos os homens têm direito à redenção espiritual , e que a prisão têm como principal função a ressocialização do recluso. Ressocialização a que todos têm direito, por mais grave que tenha sido o crime cometido. Porque a função da prisão não é só excluir do convívio social, mas principalmente corrigir personalidades desviantes.


A Lei de Talião é impraticável!!!!

Etiquetas: