terça-feira, outubro 16, 2007

Rostos de Esquerda


Todos os meses será nesta rúbrica revelada uma pequena biografia politica de grandes figuras da esquerda. Uma pequena homenagem a grandes homens e mulheres.


Mês de Outubro: Fernando Rosas.


Fernando Rosas nasceu em 1946, em Lisboa. Em 1961, aos 15 anos, adere à organização calndestina do PCP. Quatro anos mais tarde, enquanto frequentava a Faculdade de Direito é preso pela PIDE devido ao exercício activo do seu mandato na Direcção da AAFDL, sendo condenado a 1 ano e três meses de prisão correccional.

Em 1968 afasta-se do PCP e participa na fundação da EDE (Esquerda Democrática Estudantil), que visa descolar-se do movimento organizado estudantil do PCP (a UEC), e que mais tarde daria origem ao MRPP. Enquanto dirigente desta estrutura, distingue-se na grande crise académica de 1968/69.

Em 1970 é um dos fundadores do MRPP e no ano seguinte é novamente preso e sujeito a várias torturas. Entra na clandestinidade em 1971 até ao 25 de Abril de 1974. Na década de 80 dedica-se ao jornalismo e à História, sua paixão de sempre. Colaborou no DN enquanto tal e ingressa como docente na FCSH da UNL a partir de 1986, depois de efectuar doutoramento.

Em 1996 integra a Comissão de Honra da candidatura presidencial de Jorge Sampaio, seu velho amigo. Três anos mais tarde participa na fundação do Bloco de Esquerda e dois anos mais tarde concorre às eleições presidenciais por este partido.

Hoje é deputado pelo BE e um dos maiores historiadores portugueses sobre o Estado Novo e História portuguesa contemporânea em geral. Com uma participação cívica, académica e politica notáveis na vida portuguesa, Fernando Rosas continua a ser um símbolo vivo da esquerda em Portugal.

Etiquetas: