Os pontos nos "ii"

Etiquetas: Os pontos nos "ii"
Este blog pertence ao Núcleo de Estudantes Socialistas da Faculdade de Direito de Lisboa. Como tal, esperemos que se transforme num espaço de interacção entre todos os seus membros, bem como um local de debate de ideias alargado a todas as pessoas que se interessem pela vida político-partidária em geral.
Etiquetas: Os pontos nos "ii"
Etiquetas: blog
- Nem 8 nem 80. Na minha opinião o resultado eleitoral em Lisboa não foi nem uma estrondosa vitória de António Costa, aquela que ele apelou e pretendia, nem foi uma vitória menor, por não conseguir uma maioria absoluta. Foi, nas circunstâncias concretas em questão, uma vitória importante para o Partido Socialista, mas ficando muito aquém daquilo que se esperava de um partido mobilizador como o PS.
- A crise de liderança no PSD não é de hoje. E a falta de uma solução unânime a Marques Mendes faz com que muitos militantes laranjas continuem a preferi-lo como mal menor. Olha-se para os putativos candidatos e respira-se tudo menos alívio e alternativas à altura da história do partido. Mas, curiosamente, relembro que aconteceu um pouco o mesmo no PS, com a saída brusca de Ferro Rodrigues, com um desconhecido José Sócrates a ser lançado apenas por alguns históricos, como Lello, contra um desacreditado João Soares e um resistente Manuel Alegre. Hoje, Sócrates dispensa apresentações e pode ser acusado de tudo menos de não ser um grande líder...
- É com alguma alegria que vejo algumas estruturas concelhias e distritais da JS a apostar no debate do futuro da União Europeia, aproveitando o "pretexto", se é que este era sequer necessário, da Presidência Portuguesa da União. Cabe também à Juventude Socialista Nacional apoiar e incentivar estas iniciativas mas também definir ela própria uma linha de orientação para todos os jovens socialistas que querem ver defendido o modelo social europeu, a integração comunitária e a defesa inabalável dos verdadeiros valores da Europa.
Etiquetas: Politica e Pulitica
Etiquetas: Sentenças
Etiquetas: António Costa, CML, PS
Etiquetas: Os pontos nos "ii"
Etiquetas: Politica e Pulitica
Etiquetas: Sentenças
Há dias, o Presidente da Comissão Nacional da Juventude Socialista, o camarada João Ribeiro, na primeira CPF da JS/FAUL, disse que a realidade hoje é diferente: vivemos numa época em que a notoriedade e o reconhecimento das capacidades do indíviduo não são já prioritariamente reconhecidos através dos percursos académicos e politicos, mas sim através de reality shows e do culto da beleza.
Tem toda a razão. Vivemos numa sociedade em que se subvalorizam os talentos politicos e também os dotes académicos (quantas vezes não descredibilizamos instituições de ensino superior e mesmo cursos?) mas onde ao mesmo tempo se endeusam pessoas unica e exclusivamente devido à sua exposição mediática.
O culto do mérito não tem de ser um dogma. Convenhamos, somos humanos e jamais haverá imparcialidade genuína que sempre abale a confiança que temos em determinada pessoa ou a nossa própria opinião pessoal, ainda que errada. Mas como regra deve ser numa sociedade moderna e progressista ponto assente e indiscutivel.
Aqui reside também um erro recorrente de alguns comunistas: o correcto não é ignorar o mérito, porque o correcto é querermos que todos os elementos da sociedade sejam igualmente ricos e não que todos os elementos da sociedade sejam igualmente pobres.
Na sondagem do site do NES com a pergunta "Que nota dás às politicas de juventude da CML nos ultimos dois anos?" obtiveram-se os seguintes resultados:
+12 - 15 votos (21%)
10 - 9 votos (14%)
8 - 12 votos (18%)
6 - 33 votos (47%)
Não deixes de votar na nova Sondagem "Qual a tua posição sobre o Novo Regime das Instituições de Ensino Superior?" em www.juventudesocialista.org/nucleofacdireitolx .
Etiquetas: Sondagens do site
Etiquetas: António Costa, CML, PS
Todos os meses será nesta rúbrica revelada uma pequena biografia politica de grandes figuras da esquerda. Uma pequena homenagem a grandes homens e mulheres.
Mês de Julho: Gustavo Soromenho.
Filho e neto de activistas republicanos, Gustavo Soromenho nasceu em Alfama, Lisboa, em 1907. Entra bastante novo na «Seara Nova» e aí conhece Jaime Cortesão, António Sérgio, Raul Proença, seus mestres e futuros companheiros de luta antifascista.
Enquanto frequentava o curso de Direito, Soromenho assistiu à instauração da ditadura e mais tarde entrou para a Maçonaria, em 1935, quando foi ilegalizada por Salazar. Fundador e impulsinonador do Movimento da Unidade Democrática (MUD), foi Presidente da sua Comissão Distrital de Lisboa.
Activista das campanhas presidenciais de Norton de Matos e de Humberto Delgado, é na campanha deste último que Gustavo Soromenho e Mário Soares (seu eterno companheiro) numa das muitas reuniões clandestinas cria a célebre frase "Obviamente demito-o" que Delgado usará mais tarde durante a campanha.
Preso duas vezes, Gustavo Soromenho é fundador do Acção Socialista e o militante nº 7 do Partido Socialista.
Após o 25 de Abril Gustavo Soromenho nunca aceitou nenhum dos inúmeros cargos que lhe foram propostos. Mário Soares haveria mesmo de dizer: "Ele poderia ser tudo o que quisesse, nunca quis.".
Morreu com 93 anos e continua hoje, como sempre, a ser uma referência da luta antifascista em Portugal e do desprendimento de qualquer apego ao poder.
Etiquetas: Rostos de Esquerda
- Começa hoje oficialmente a campanha para as eleições da CML. Existem já inúmeras actividades do candidato do Partido Socialista, muitas das quais exclusivamente destinadas à interacção do candidato com jovens, como a Conversa aberta com jovens no CCB no dia 10. A Juventude Socialista terá um papel essencial na mobilização dos seus militantes no apoio a António Costa. Disso também , acredito, dependerá a vitória!
- A ONESES parece finalmente ganahr fôlego, com o encontro no próximo dia 7 de Julho, onde se analisará o Regimento da organização e se agendará a 1ª CNA e o II Encontro de Estudantes Socialistas. para além disso releva a importância de constar da ordem de trabalhos a análise do novo regime Jurídico de ES. Boas novidades a aguardar uma forte iniciativa do NES/FDL.
Etiquetas: Politica e Pulitica
Etiquetas: Cadetísmos
Etiquetas: António Costa, CML, PS
Etiquetas: Vagos pensamentos
Etiquetas: Sentenças
Etiquetas: António Costa, CML, PS